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Cód. Produto: 4514512

Transferências culturais

o exemplo da imprensa na França e no Brasil

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Resultado de uma jornada de estudos organizada por Diana Cooper-Richet e Valéria Guimarães intitulada "As transferências culturais no domínio da imprensa: o exemplo da França e do Brasil" realizada em 2009 no Centre d''''histoire culturelle des sociétés contemporaines da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, esta obra é o fruto de uma longa colaboração entre pesquisadores brasileiros e franceses especialistas em história do livro e das mídias, da leitura e da edição. Os artigos desta obra atestam a especificidade e a pertinência do conceito de transferência cultural. Pois se a imprensa é um dos lugares da construção da identidade nacional, esta não pode se edificar a não ser em relação "à alteridade" uma vez que "... o elemento do nacional tem, ele próprio, um fundamento intercultural". A esse respeito, certos textos deste volume evidenciam a complexidade das trocas, entre Europa e América Latina, e os múltiplos produtos editoriais originais que resultaram destas interações. Esses estudos confirmam, igualmente, o papel privilegiado da imprensa do século XIX como mediador cultural, assim como a existência, no mundo ocidental, de circuitos integrados de informação.
Autor(es):
NAO CONSTA
Dimensões:
21,0cm x 14,0cm x 0,7cm
Páginas:
160
Acabamento:
Brochura
ISBN:
9788575912164
Código:
4514512
Código de barras:
9788575912164
Edição:
1
Idioma:
Português
Peso:
213
  • Informações do produto Seta - Abrir
    Resultado de uma jornada de estudos organizada por Diana Cooper-Richet e Valéria Guimarães intitulada "As transferências culturais no domínio da imprensa: o exemplo da França e do Brasil" realizada em 2009 no Centre d''''histoire culturelle des sociétés contemporaines da Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, esta obra é o fruto de uma longa colaboração entre pesquisadores brasileiros e franceses especialistas em história do livro e das mídias, da leitura e da edição. Os artigos desta obra atestam a especificidade e a pertinência do conceito de transferência cultural. Pois se a imprensa é um dos lugares da construção da identidade nacional, esta não pode se edificar a não ser em relação "à alteridade" uma vez que "... o elemento do nacional tem, ele próprio, um fundamento intercultural". A esse respeito, certos textos deste volume evidenciam a complexidade das trocas, entre Europa e América Latina, e os múltiplos produtos editoriais originais que resultaram destas interações. Esses estudos confirmam, igualmente, o papel privilegiado da imprensa do século XIX como mediador cultural, assim como a existência, no mundo ocidental, de circuitos integrados de informação.
  • Especificações Seta - Abrir
    Autor(es):
    NAO CONSTA
    Dimensões:
    21,0cm x 14,0cm x 0,7cm
    Páginas:
    160
    Acabamento:
    Brochura
    ISBN:
    9788575912164
    Código:
    4514512
    Código de barras:
    9788575912164
    Edição:
    1
    Idioma:
    Português
    Peso:
    213