Seja bem vindo

Se você já possui cadastro na nossa loja, informe abaixo seus dados de login para entrar

Cód. Produto: 4603357

O quê e como ensinar educação física na escola

Autor(es):
Editora:

Avise-me

Preencha os campos abaixo e avisaremos quando este produto estiver disponível:

Este livro foi desenvolvido a partir das ideias de dois grupos de pesquisadores. Um encontro de reflexões que se traduziu em propostas que podem contribuir com o trabalho pedagógico do professor de Educação Física na escola. A primeira parte do livro, trata sobre o quê ensinar nas aulas de Educação Física, analisando como e quais são as dimensões de conteúdos pertencentes ao conhecimento da área a ser desenvolvido na escola. Para responder à pergunta sobre o quê ensinar nessas aulas, as autoras não apontam propostas de diferentes atividades, mas debatem o tema “Conteúdos” e suas dimensões na Educação Física Escolar, contextualizando-os no século XXI, no Brasil. Esse é um dos desafios propostos pelas autoras no texto, partindo de suas experiências e de alguns pressupostos teóricos estudados e pesquisados no decorrer de suas trajetórias acadêmicas. Assim, analisam como definir os conhecimentos específicos da área da Educação Física, embasando-se numa concepção clara de “conteúdo curricular”, destacando o seu papel na escola. Na segunda parte do livro, os autores materializam os diversos conceitos e discussões apresentados pelas autoras anteriormente. A partir da divisão, didático-metodológica, da Educação Básica em seus respectivos níveis de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, apresentam as possibilidades de intervenção pedagógica, considerando o que ensinar e como ensinar Educação Física e partindo dessas sugestões, os autores apresentam como ensinar os conteúdos em sua dimensão conceitual, procedimental e atitudinal, oferecendo exemplos que esperam, norteiem as práticas pedagógicas dos professores que estão cotidianamente nas quadras das escolas brasileiras. Por fim, cada capítulo apresenta como desenvolver cada um dos conteúdos, a partir do método de ensino em três momentos, indicando possibilidades de análise, reflexão e mudança no trato metodológico para ensinar Educação Física na escola. Dessa forma, entendemos ter cumprido mais uma das tarefas do nosso trabalho docente e de pesquisadores, pois realizamos constatações sobre o cotidiano das aulas de Educação Física, discutimos e analisamos os diversos elementos e variáveis da prática e propusemos mudanças que permitirão uma ressignificação dessa área. Esperamos que o leitor compreenda nossos “princípios teóricos e de aplicação” sobre “o quê e como ensinar Educação Física na escola” e possa transformar sua prática.
Autor(es):
NAO CONSTA
Dimensões:
23,0cm x 16,0cm x 2,0cm
Páginas:
208
Acabamento:
Brochura
ISBN:
9788587114600
Código:
4603357
Código de barras:
9788587114600
Edição:
1
Idioma:
Português
Peso:
340
  • Informações do produto Seta - Abrir
    Este livro foi desenvolvido a partir das ideias de dois grupos de pesquisadores. Um encontro de reflexões que se traduziu em propostas que podem contribuir com o trabalho pedagógico do professor de Educação Física na escola. A primeira parte do livro, trata sobre o quê ensinar nas aulas de Educação Física, analisando como e quais são as dimensões de conteúdos pertencentes ao conhecimento da área a ser desenvolvido na escola. Para responder à pergunta sobre o quê ensinar nessas aulas, as autoras não apontam propostas de diferentes atividades, mas debatem o tema “Conteúdos” e suas dimensões na Educação Física Escolar, contextualizando-os no século XXI, no Brasil. Esse é um dos desafios propostos pelas autoras no texto, partindo de suas experiências e de alguns pressupostos teóricos estudados e pesquisados no decorrer de suas trajetórias acadêmicas. Assim, analisam como definir os conhecimentos específicos da área da Educação Física, embasando-se numa concepção clara de “conteúdo curricular”, destacando o seu papel na escola. Na segunda parte do livro, os autores materializam os diversos conceitos e discussões apresentados pelas autoras anteriormente. A partir da divisão, didático-metodológica, da Educação Básica em seus respectivos níveis de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, apresentam as possibilidades de intervenção pedagógica, considerando o que ensinar e como ensinar Educação Física e partindo dessas sugestões, os autores apresentam como ensinar os conteúdos em sua dimensão conceitual, procedimental e atitudinal, oferecendo exemplos que esperam, norteiem as práticas pedagógicas dos professores que estão cotidianamente nas quadras das escolas brasileiras. Por fim, cada capítulo apresenta como desenvolver cada um dos conteúdos, a partir do método de ensino em três momentos, indicando possibilidades de análise, reflexão e mudança no trato metodológico para ensinar Educação Física na escola. Dessa forma, entendemos ter cumprido mais uma das tarefas do nosso trabalho docente e de pesquisadores, pois realizamos constatações sobre o cotidiano das aulas de Educação Física, discutimos e analisamos os diversos elementos e variáveis da prática e propusemos mudanças que permitirão uma ressignificação dessa área. Esperamos que o leitor compreenda nossos “princípios teóricos e de aplicação” sobre “o quê e como ensinar Educação Física na escola” e possa transformar sua prática.
  • Especificações Seta - Abrir
    Autor(es):
    NAO CONSTA
    Dimensões:
    23,0cm x 16,0cm x 2,0cm
    Páginas:
    208
    Acabamento:
    Brochura
    ISBN:
    9788587114600
    Código:
    4603357
    Código de barras:
    9788587114600
    Edição:
    1
    Idioma:
    Português
    Peso:
    340