Seja bem vindo

Se você já possui cadastro na nossa loja, informe abaixo seus dados de login para entrar

Cód. Produto: 4514555

Conflitos na instituição educativa

perigo ou oportunidade?

Autor(es):

Avise-me

Preencha os campos abaixo e avisaremos quando este produto estiver disponível:

No dia a dia de uma escola, professores e especialistas deparam-se freqüentemente com conflitos entre os alunos, desavenças e crises repentinas. Observa-se, muitas vezes, que esses conflitos são vistos como negativos e danosos ao bom andamento das relações entre os alunos. Tal concepção evidencia-se porque os esforços são, em geral, apontados para duas direções: a primeira delas, seria evitá-los – são perigo! Para isto, elaboram-se regras e mais regras, controlam-se os comportamentos por meio de filmadoras ou através de vigilância sistemática dos alunos, ameaçam, coagem... A segunda direção ainda bastante prezada pela escola é a resolução rápida desses conflitos. Usualmente, os adultos dão às soluções prontas, utilizam mecanismos de contenção e punições, transferem o problema para a família ou especialista... Ambas as direções apontadas, além de reforçar a heteronomia, não raro, contribuem para agravar o problema. É preciso urgentemente um olhar sobre o conflito sob uma nova perspectiva: oportunidade. A mesma expressão “conflito” é sinônimo de mudança, criação, inovação, superação, novo equilíbrio possível quando crianças e adolescentes podem experimentar falar sobre o que sentem, tomar decisões, pensar em diferentes possibilidades de se chegar a uma solução para o problema.
Autor(es):
NAO CONSTA
Dimensões:
21,0cm x 14,0cm x 1,6cm
Páginas:
336
Acabamento:
Brochura
ISBN:
9788575911815
Código:
4514555
Código de barras:
9788575911815
Edição:
1
Idioma:
Português
Peso:
395
  • Informações do produto Seta - Abrir
    No dia a dia de uma escola, professores e especialistas deparam-se freqüentemente com conflitos entre os alunos, desavenças e crises repentinas. Observa-se, muitas vezes, que esses conflitos são vistos como negativos e danosos ao bom andamento das relações entre os alunos. Tal concepção evidencia-se porque os esforços são, em geral, apontados para duas direções: a primeira delas, seria evitá-los – são perigo! Para isto, elaboram-se regras e mais regras, controlam-se os comportamentos por meio de filmadoras ou através de vigilância sistemática dos alunos, ameaçam, coagem... A segunda direção ainda bastante prezada pela escola é a resolução rápida desses conflitos. Usualmente, os adultos dão às soluções prontas, utilizam mecanismos de contenção e punições, transferem o problema para a família ou especialista... Ambas as direções apontadas, além de reforçar a heteronomia, não raro, contribuem para agravar o problema. É preciso urgentemente um olhar sobre o conflito sob uma nova perspectiva: oportunidade. A mesma expressão “conflito” é sinônimo de mudança, criação, inovação, superação, novo equilíbrio possível quando crianças e adolescentes podem experimentar falar sobre o que sentem, tomar decisões, pensar em diferentes possibilidades de se chegar a uma solução para o problema.
  • Especificações Seta - Abrir
    Autor(es):
    NAO CONSTA
    Dimensões:
    21,0cm x 14,0cm x 1,6cm
    Páginas:
    336
    Acabamento:
    Brochura
    ISBN:
    9788575911815
    Código:
    4514555
    Código de barras:
    9788575911815
    Edição:
    1
    Idioma:
    Português
    Peso:
    395