Conflitos na instituição educativa
perigo ou oportunidade?
Avise-me
Preencha os campos abaixo e avisaremos quando este produto estiver disponível:
- Autor(es):
- NAO CONSTA
- Dimensões:
- 21,0cm x 14,0cm x 1,6cm
- Páginas:
- 336
- Acabamento:
- Brochura
- ISBN:
- 9788575911815
- Código:
- 4514555
- Código de barras:
- 9788575911815
- Edição:
- 1
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 395
-
Informações do produtoNo dia a dia de uma escola, professores e especialistas deparam-se freqüentemente com conflitos entre os alunos, desavenças e crises repentinas. Observa-se, muitas vezes, que esses conflitos são vistos como negativos e danosos ao bom andamento das relações entre os alunos. Tal concepção evidencia-se porque os esforços são, em geral, apontados para duas direções: a primeira delas, seria evitá-los – são perigo! Para isto, elaboram-se regras e mais regras, controlam-se os comportamentos por meio de filmadoras ou através de vigilância sistemática dos alunos, ameaçam, coagem... A segunda direção ainda bastante prezada pela escola é a resolução rápida desses conflitos. Usualmente, os adultos dão às soluções prontas, utilizam mecanismos de contenção e punições, transferem o problema para a família ou especialista... Ambas as direções apontadas, além de reforçar a heteronomia, não raro, contribuem para agravar o problema. É preciso urgentemente um olhar sobre o conflito sob uma nova perspectiva: oportunidade. A mesma expressão “conflito” é sinônimo de mudança, criação, inovação, superação, novo equilíbrio possível quando crianças e adolescentes podem experimentar falar sobre o que sentem, tomar decisões, pensar em diferentes possibilidades de se chegar a uma solução para o problema.
-
Especificações
- Autor(es):
- NAO CONSTA
- Dimensões:
- 21,0cm x 14,0cm x 1,6cm
- Páginas:
- 336
- Acabamento:
- Brochura
- ISBN:
- 9788575911815
- Código:
- 4514555
- Código de barras:
- 9788575911815
- Edição:
- 1
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 395